Neste proximo sabado, dia 1 de Fevereiro, dez mil representantes do Caminho Neocatecumenal terao uma audiencia com o papa Francisco para uma bencao solene e uma oracao especial, oficializando assim o envoi de familias para diversas partes do mundo para evangelizar. Quero salientar que nesse envio seguira' uma rapariga de 24 anos da ilha de S.Miguel!
O casal Luís e Estela Almeida vão partir para a Ásia com os cinco filhos, numa missão de evangelização por tempo indeterminado, em nome do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de “anunciar o Evangelho”.
“Enquanto alguns emigram pelo dinheiro, nós vamos emigrar para anunciar o Evangelho, por amor ao Evangelho”, diz Luís Almeida, pai de cinco filhos com idades compreendidas entre 10 anos e sete meses, eles que são apresentadas como “os principais evangelizadores”.
Sair em missão em nome do Caminho Neocatecumenal “requer muita maturidade até do próprio matrimónio, não é algo que se faz com leviandade”, explica, em declarações à Agência ECCLESIA.
A mudança logística para um país da Ásia “gera algumas preocupações” mas “Deus tem estado presente nas dificuldades”, por isso a partida é feita “com tranquilidade”, adianta Estela Almeida.
As crianças irão para a escola e os pais vão procurar trabalho e “é aí que começa a evangelização”, garante Luís, explicando que “vão convidar os vizinhos, os colegas de escola das crianças e essas pessoas, ao entrar na casa desta família portuguesa, vão interrogar-se”. Isso por si só “já é um testemunho de Jesus Cristo”, acrescenta Estela.
Amigos e colegas de emprego receberam esta notícia “com espanto”, alguns “questionam-se e não compreendem”, mas esta “é outra oportunidade de dar testemunho, de mostrar a razão da fé”, assinala Estela Almeida. As famílias em missão surgem no contexto do Caminho Neocatecumenal, “onde depois do Batismo se faz uma formação de iniciação cristã que leva anos em que os integrantes se aproximam verdadeiramente do que é a fé na Igreja, transformando-se em verdadeiros cristãos adultos na fé”.
A pastoral de evangelização faz parte do “anúncio que é feito através da partilha do milagre moral” que se baseia na “fé, no amor e na unidade”. Residentes na Paróquia da Brandoa (Patriarcado de Lisboa), esta família começou a caminhada Neocatecumenal muito cedo, durante a juventude que ambos se aperceberam “que Deus está presente no dia-a-dia, na vida de cada um, é um Deus pessoal e não algo que se encontra distante, essa foi e ainda é a grande descoberta”, declara Estela Almeida.
Luís, Estela e os cinco filhos partem em missão “por tempo indeterminado” sendo que há relatos de famílias que partiram em missão e que “nunca mais voltaram”.
Como esta família da Brandoa vão partir mais oito famílias portuguesas, entre muitas outras de diferentes nacionalidades. Rezemos por todos eles...
Proximo video: O diabo existe mesmo? E o inferno? Os exorcismos sao reais?
Desculpem pelos tremores. Para a proxima os evitarei.
Partilhem! Obrigado.
De que lado lutas?
Catecismo da Igreja Catolica
310. Mas, porque é que Deus não criou um mundo tão perfeito que nenhum mal pudesse existir nele? No seu poder infinito, Deus podia sempre ter criado um mundo melhor. No entanto, na sua sabedoria e bondade infinitas, Deus quis livremente criar um mundo «em estado de caminho» para a perfeição última.
401. A partir do primeiro pecado (Adão e Eva), uma verdadeira "invasão" do pecado inunda o mundo: o fratricídio cometido por Caim contra Abel; a corrupção universal em decorrência do pecado; na história de Israel, o pecado se manifesta freqüentemente e sobretudo como uma infidelidade ao Deus da Aliança e como transgressão da Lei de Moisés; e mesmo após a Redenção de Cristo, entre os cristãos, o pecado se manifesta de muitas maneiras. A Escritura e a Tradição da Igreja não cessam de recordar a presença e a universalidade do pecado na história do homem:
O que nos é manifestado pela Revelação divina concorda com a própria experiência. Pois o homem, olhando para seu coração, descobre-se também inclinado ao mal e mergulhado em múltiplos males que não podem provir de seu Criador, que é bom. Recusando-se muitas vezes a reconhecer Deus como seu princípio, o homem destruiu a devida ordem em relação ao fim último e, ao mesmo tempo, toda a sua harmonia consigo mesmo, com os outros homens e com as coisas criadas.
1707. "Instigado pelo Maligno, desde o inicio da história o homem abusou da própria liberdade." Sucumbiu à tentação e praticou o mal. Conserva o desejo do bem, mas sua natureza traz a ferida do pecado original. Tornou-se inclinado ao mal e sujeito ao erro:
O homem está dividido em si mesmo. Por esta razão, toda a vida humana, individual e coletiva, apresenta-se como uma luta dramática entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas.
1732. Enquanto não se tiver fixado definitivamente em seu bem último, que é Deus, a liberdade comporta a possibilidade de escolher entre o bem e o mal, portanto, de crescer em perfeição ou de falhar e pecar. Ela caracteriza os atos propriamente humanos. Toma-se fonte de louvor ou repreensão, de mérito ou demérito.
1733. Quanto mais pratica o bem, mais a pessoa se toma livre. Não há verdadeira liberdade a não ser a serviço do bem e da justiça. A escolha da desobediência e do mal é um abuso de liberdade e conduz à "escravidão do pecado".
Bento XVI na conta do Twitter dos Sumo Pontifices @pontifex
Cada vez mais a Igreja tem impulsionado aos fieis para anunciar o evangelho pelos meios de comunicacao. Porque sera que ha cristaos com medo de falar de Deus? Se a tua desculpa e' nao saber como fazer isso na internet, ai eu te digo: como e' que sabes vir ate a este blog? Ou se calhar 'es daqueles que so' sabem ir ao email... mas quem sabe ir a isso tambem sabe enviar aos seus conhecidos a novidade de Jesus.
Ha tanta maneira de evangelizar! Eu escolhi fazer um blog com videos. Mas podia ficar por emails, ou criar um facebook e postar algumas frases ou imagens de conteudo religioso, etc. Nao e' preciso uma coisa muita elaborada, basta um "Obrigado Senhor por esta noite que tive, ajuda-me neste dia" ou "Senhor tem piedade desta gente que sofreu tal desgraca" ou "Gracas sejam dadas a Ti por este acontecimento" ou entao partilha algumas noticias que ves online (ate mesmo este blog). Tambem poe estas sugestoes na vida pratica do dia-a-dia quando interages com os outros. Sentes vergonha de te expores? Quem ama Cristo, reza pelo zelo de anuncia-lo. A fe' Nele nao e' para ficar so' connosco. Quando vemos um filme lindissimo nao e' natural que digamos aos nossos conhecidos para ve-lo? Alem disso, fomos batizados e com esse sacramento recebemos a responsabilidade de sermos profetas, sacerdotes e reis (ver o meu video "Sacramentos: o Batismo").
Aqui vai uns excertos da mensagem do Papa Francisco para a 48º Jornada Mundial das Comunicações Sociais:
"Entre uma Igreja acidentada que sai pela estrada e uma Igreja doente de auto-referencialidade, não hesito em preferir a primeira. E quando falo de estrada penso nas estradas do mundo onde as pessoas vivem: é lá que as podemos, efectiva e afectivamente, alcançar. Entre estas estradas estão também as digitais, congestionadas de humanidade, muitas vezes ferida: homens e mulheres que procuram uma salvação ou uma esperança. Também graças à rede, pode a mensagem cristã viajar «até aos confins do mundo» (Actos 1, 8). Abrir as portas das igrejas significa também abri-las no ambiente digital, seja para que as pessoas entrem, independentemente da condição de vida em que se encontrem, seja para que o Evangelho possa cruzar o limiar do templo e sair ao encontro de todos. Somos chamados a testemunhar uma Igreja que seja casa de todos. Seremos nós capazes de comunicar o rosto duma Igreja assim? A comunicação concorre para dar forma à vocação missionária de toda a Igreja, e as redes sociais são, hoje, um dos lugares onde viver esta vocação de redescobrir a beleza da fé, a beleza do encontro com Cristo. Inclusive no contexto da comunicação, é precisa uma Igreja que consiga levar calor, inflamar o coração."
"Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital. É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos. Neste contexto, a revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus."
Se depois de verem a ligacao entre Joao 6,30-66 e Lucas 22,14-20 e ainda nao acreditam na transubstanciacao, NAO PERCAM o proximo video! Vao ficar de queixos caidos!!!
Partilhem! Obrigado.
No dia a dia, quando ocorre uma transubstanciação (por exemplo, quando a vaca come grama e esta grama se transforma em leite) existe uma mudança de substância, mas também de acidente, ou seja, muda tanto a identidade quanto a aparência da coisa. Na Eucaristia, porém, ocorre um fenômeno diferente: muda a substância, mas não o acidente. A aparência, o gosto, o peso, o formato, tudo é de pão, mas a substância não é pão: é Jesus, corpo, sangue, alma e divindadade. Jesus inteiro, completo, homem e Deus.
Na hóstia consagrada não há mais pão, pois a substância de pão já não existe mais, restou somente o acidente, ou seja, a característica do pão. Por isso que a presença de Jesus é real na Eucaristia. Os luteranos creem que existe a presença do pão e de Jesus ao mesmo tempo na Eucaristia. Os calvinistas creem que a presença de Jesus na Eucaristia é apenas simbólica.
"O cálice de benção, que bebemos, não é a comunhão do Sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a comunhão do Corpo de Cristo?" (1Corintios 10,16).
Papa Paulo VI, na encíclica Mysterium fidei, de 3 de setembro de 1965, disse que:
"Esta presença chama-se 'real', não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial, quer dizer, por ela está presente, de facto, Cristo completo, Deus e homem. Erro seria, portanto, explicar esta maneira de presença imaginando uma natureza 'pneumática', como dizem, do corpo de Cristo, natureza esta que estaria presente em toda a parte; ou reduzindo-a a puro simbolismo, como se tão augusto sacramento consistisse apenas um sinal eficaz 'da presença espiritual de Cristo e da sua íntima união com os fiéis, membros do Corpo Místico'." (DH 4412)
Catecismo da Igreja Catolica
1335. Os milagres da multiplicação dos pães… prefiguram a superabundância deste pão único da Eucaristia.
1377. A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura também enquanto subsistirem as espécies eucarísticas. Cristo está presente inteiro em cada uma das espécies e inteiro em cada uma das partes delas, de maneira que a fração do pão não divide o Cristo.
1378. Na liturgia da missa, exprimimos nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, entre outras coisas, dobrando os joelhos, ou inclinando-nos profundamente em sinal de adoração do Senhor. "A Igreja católica professou e professa este culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia não somente durante a Missa, mas também fora da celebração dela, conservando com o máximo cuidarem com solenidade, levando-as em procissão.
1379. A santa reserva (tabernáculo) era primeiro destinada a guardar dignamente a Eucaristia para que pudesse ser levada, fora da missa, aos doentes e aos ausentes. Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo em sua Eucaristia, a Igreja tomou consciência do sentido da, adoração silenciosa do Senhor presente sob as espécies eucarísticas. É por isso que o tabernáculo deve ser colocado em um local particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal forma que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no santo sacramento.
Igreja primitiva
S. Inacio de Antioquia (ano 100): "Abstêm-se eles (os docetas) da Eucaristia e da oração, porque não reconhecem que a eucaristia é a Carne de Nosso Salvador Jesus Cristo, Carne que padeceu por nosso pecados e que o Pai em sua bondade Ressuscitou."
S. Irineu de Lyon (seculo II): "Por que somos membros seus e alimentados por meio da criação, e nos brinda a criação, fazendo sair seu sol e chover, como ele quer, assegurou que aquele cálice da criação é seu próprio sangue, com o qual aumenta nosso sangue, e reafirmou que aquele pão da criação é seu corpo com o qual incrementa nossos corpos."
S.Justino Martir (seculo II): "Pois nós os recebemos não como pão comum e bebida comum; mas da mesma maneira como Jesus Cristo nosso salvador, tendo sido feito carne pela Palavra de Deus, tinha tanto carne como sangue para nossa salvação, assim igualmente temos sido ensinados que o alimento, o qual é abençoado pela oração de Sua palavra, e do qual nosso sangue e carne são nutridos pela transmutação, é a carne e o sangue daquele Jesus que tornou-se carne."
Origenes (seculo III): "Conheceis a vós que assistis aos divinos mistérios, como quando recebeis o corpo do Senhor o guardais com toda cautela e veneração, para que não caia nem um pouco dele, nem desapareça algo do dom consagrado".
S.Cirilo de Jerusalém (seculo IV):"Na cavidade da mão recebe o corpo de Cristo; dize 'Amém' e com zelo santifica os olhos ao contato do corpo santo… Depois aproxima-te do cálice. Dize 'Amém' e santifica-te tomando o sangue de Cristo."
'Não perguntes se é ou não verdade; aceita com fé as palavras do Senhor, porque ele, que é a verdade, não mente"
S.João Crisóstomo (seculo IV): "Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas".
St.Ambrósio (seculo IV): "Estejamos bem persuadidos de que isto não é o que a natureza formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da bênção supera a da natureza. Por acaso a palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não poderia mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos dar às coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas."
S.Cipriano de Cartago (seculo IV): "Deve-se preparar os soldados de Cristo com uma fé incorrupta e uma virtude robusta, considerando que por isso bebem todos os dias o cálice do sangue de Cristo para poder derramar seus próprios sangues por Cristo".
Proximo video: a Real Presença (Jesus está mesmo na hóstia consagrada?)
"Um itinerário de formação católica válidopara a sociedade nos dias de hoje" (São Joao Paulo II)
Nota: Quero deixar dito também que o Caminho é para TODOS (cristãos que praticam a fé, cristãos afastados da Igreja, cristãos nao-catolicos e ate os não-cristãos). Existem comunidades neocatecumenais nas Lajes, na Agualva e em Angra (existem várias na ilha de S.Miguel).
PAULO VI (08/05/1974) "Quanta alegria e quanta esperança nos dais com vossa presença e com vossa atividade... Viver e promover esse despertar é o que chamais de forma "pos-batismo", que poderá renovar nas comunidades cristãs de hoje os efeitos da maturidade e de aprofundamento que na Igreja primitiva eram realizados pelo período de preparação ao batismo".
JOAO PAULO II (02/10/1980) "Os catecúmenos dos primeiros séculos constituíam uma realidade muito importante na Igreja: acho que o que eles faziam pela fé naquela época, o fazem hoje as Comunidades Neocatecumenais". BENTO XVI (01/12/2006)- "Queridas famílias, vós podeis testemunhar com a vossa história que o Senhor não abandona aqueles que Nele confiam. Continuem a difundir o evangelho da vida. Por onde vos conduz a vossa missão, deixai-vos iluminar pela consoladora palavra de Jesus: 'Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo vos será dado em acréscimo', e ainda 'Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã já tem as suas inquietudes' (Mateus 6, 33-34). Em um mundo que procura certezas humanas e seguranças terrenas, mostrai que Cristo é a rocha sólida sobre a qual se constrói o edifício da própria existência e que a fé depositada Nele não é jamais vã. A santa Família de Nazaré vos proteja e seja vosso modelo. Eu asseguro a minha oração por vós e por todos os membros do Caminho Neocatecumenal, enquanto com carinho dou a cada um a Bênção Apostólica".
Videos acerca deste carisma da Igreja:
{basta dar um clique no link (colorido) e depois 'play'}
Após todas as Jornadas Mundiais da Juventude, há sempre um encontro vocacional dos jovens com os iniciadores (video: Madrid, 2011)http://www.youtube.com/watch?v=Y5wi7AeUjPw
Catequeses no centro paroquial da Agualva, segundas e sextas ás 20h00! Tambem fui informado que em Toronto vai-se criar uma comunidade neste mês, contatem a igreja 'Our Lady of Guadalupe' localizada na 694 Weston Road (telefone 416 767 865 - perguntar "when's the Neocatechumenal Way catechesis?")
NAO TENHAM MEDO DE PARTILAR ESTA NOTICIA NOS VOSSOS FACEBOOKS e/ou EMAILS