Wednesday, 30 December 2015

Fotos da nossa epoca natalicia 2015

Clique nas imagens para ampliar. Partilhem! Obrigado.
Tradicao norte-americana: fazer uma casa de bolacha ('gingerbread house'). Tivemos a ideia de comprar um kit em que era em formato de castelo mas decidimos fazer dele uma catedral. A' frente ve-se uma cruz na parte superior e na parte detras escreveu-se as iniciais SNC ('Saint Nicholas Church' = Igreja de S.Nicolau).

Arvore e presepio na nossa nova moradia.

Entre os presentes do nosso filho, este foi oferecido por nos. Um kit de missa!

Diante do Santissimo Sacramento agradecendo por todas as gracas que tivemos este ano.

Acendendo uma vela e pedindo a intercessao de Maria para ter um(a) irmao(a) brevemente.

Canticos de natal proclamados pelos seminaristas do Redemptoris Mater de Toronto. Esta e' a nossa paroquia.

 Dia 31 de Dezembro: nada melhor que entrar no ano novo com o Senhor. Aparato para a Eucaristia com os nossos irmaos da comunidade neocatecumenal de Toronto em nossa casa. Esta e' a nossa sala.

Proclamacao da primeira leitura. Eramos no total 30. Depois da celebracao, tivemos a comer e abrimos champanhe a' meia-noite. Um abencoado ano 2016 a todos!

Saturday, 19 December 2015

Video para este Natal: ESSE E' O MEU REI!

Partilhem! Obrigado. Um Santo Natal a todos.

TRADUCAO

A Biblia diz que o meu Rei e' o Rei dos Judeus
Ele e' o Rei de Israel
Ele e' o Rei da Justiça
Ele e' o Rei das todas as eras
Ele e' o Rei do Ceu
Ele e' o Rei da Gloria
Ele e' o Rei dos reis
E ele e' o Senhor dos senhores.

ESSE E' O MEU REI!
Pergunto, voce o conhece?

O meu Rei e' um rei soberano
Nenhum meio de mediçao pode definir o seu amor ilimitado
Ele e' induravelmente forte
Ele e' inteiramente sincero
Ele e' eternamente firme
Ele e' imortalmente gracioso
Ele e' imperialmente poderoso
Ele e' imparcialmente misericordioso.

Voce o conhece?

Ele e' o maior fenomeno que atravessou o horizonte deste mundo
Ele e' o Filho de Deus
Ele e' o Salvador dos pecadores
Ele e' a peça central da civilizaçao
Ele e' imparalelo
Ele e'imprecedente
Ele e' a mais sublime ideia em literatura
Ele e' a maior personalidade em filosofia
Ele e' a doutrina fundamental da verdadeira teologia
Ele e' o unico qualificado para se torna o todo-suficiente salvador.

Pergunto-me, voce o conhece?

Ele provem fortaleza para os fracos
Ele esta' disponivel para os tentados
Ele se simpatiza e salva
Ele fortalece e sustenta
Ele guarda e guia
Ele cura os doentes
Ele curou os leprosos
Ele perdoa pecadores
Ele dispensa devedores
Ele liberta os cativos
Ele defende os debeis
Ele abencoa os jovens
Ele serve os infortunados
Ele cuida dos idosos
Ele recompensa os diligentes
Ele embeleza os mansos.

Pergunto-me, voce o conhece?

Ele e' a chave para o conhecimento
Ele e' a fonte de sabedoria
Ele e' a porta da libertaçao
Ele e' o caminho da paz
Ele e' a estrada da justiça
Ele e' a via rapida da santidade
Ele e' a porta de entrada da gloria.

Voce o conhece?

A sua vida e' incomparavel
A sua bondade e' ilimitada
A sua misericordia e' eterna
O seu amor e' imutavel
A sua palavra basta
A sua graça e' suficiente
O seu reino e' justo
O seu jugo e' suave e o seu fardo e' leve.

Quem me dera poder descreve-lo para si...
Ele e' indescritivel
Ele e' incompreensivel
Ele e' invencivel
Ele e' irresistivel
Tu nao consegues o tirar da mente
Tu nao consegues o tirar do teu alcance
Tu nao consegues viver mais do que ele e nao podes viver sem ele.

Os fariseus nao podiam com ele mas descobriram que nao o podiam parar
Pilatos nao viu nenhuma culpa nele
Herodes nao o conseguiu matar
A Morte nao o podia controlar nem a sepultura o deter!

ESSE E' O MEU REI!


Monday, 23 November 2015

Uma doutrina mal-compreendida e "esquecida": as indulgencias

Partilhem! Obrigado.

LINKS:
-(ver primeiros e ultimos 3min do meu video acerca do pecado e do purgatorio):  https://www.youtube.com/watch?v=_dVk30oX2Ik
-(constituicao apostolica de Paulo VI, Indulgentiarum Doctrina): https://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_constitutions/documents/hf_p-vi_apc_01011967_indulgentiarum-doctrina.html
-(Manual de Indulgencias): http://www.presbiteros.com.br/site/wp-content/uploads/2011/12/Manual-de-Indulg%C3%AAncias.pdf
-(Abusos e epoca pre-reformista protestante): https://caiafarsa.wordpress.com/a-lenda-da-%E2%80%9Cvenda-de-indulgencias%E2%80%9D-2/


1 PEDRO 4,8: "Exercei profundo amor fraternal uns para com os outros, porquanto o amor cobre uma multidão de pecados."
TIAGO 5,19-20: "Queridos irmãos, se algum de vós se desviar da verdade e alguém o reconduzir a ela, lembrai-vos disto: quem ajudar um pecador a se arrepender do seu mau caminho salvará da morte essa alma e contribuirá para o perdão de uma grande multidão de pecados."

CATECISMO DA IGREJA CATOLICA
1475. Na comunhão dos santos, «existe, portanto, entre os fiéis – os que já estão na pátria celeste, os que foram admitidos à expiação do Purgatório, e os que vivem ainda peregrinos na terra – um constante laço de amor e uma abundante permuta de todos os bens». Nesta admirável permuta, a santidade de um aproveita aos demais, muito para além do dano que o pecado de um tenha podido causar aos outros. Assim, o recurso à comunhão dos santos permite ao pecador contrito ser purificado mais depressa e mais eficazmente das penas do pecado.
1476. A estes bens espirituais da comunhão dos santos, também lhes chamamos o tesouro da Igreja, «que não é um somatório de bens, como quando se trata das riquezas materiais acumuladas no decurso dos séculos, mas sim o preço infinito e inesgotável que têm junto de Deus as expiações e méritos de Cristo, nosso Senhor, oferecidos para que a humanidade seja liberta do pecado e chegue à comunhão com o Pai. É em Cristo, nosso Redentor, que se encontram em abundância as satisfações e os méritos da sua redenção».
1477. «Pertencem igualmente a este tesouro o preço verdadeiramente imenso, incomensurável e sempre novo que têm junto de Deus as orações e boas obras da bem‑aventurada Virgem Maria e de todos os santos, que se santificaram pela graça de Cristo, seguindo as suas pegadas, e que realizaram uma obra agradável ao Pai; de modo que, trabalhando pela sua própria salvação, igualmente cooperaram na salvação dos seus irmãos na unidade do corpo Místico» (a Igreja).

Monday, 16 November 2015

Thursday, 12 November 2015

CD do Papa já está à venda em Portugal

Partilhem! Obrigado.

Já está à venda em Portugal o CD do Papa ‘Pope Francis: Wake up”, um trabalho multimédia que combina a música com trechos dos discursos de Francisco em várias línguas.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Paulus Editora, responsável pela distribuição do CD em Portugal, realça que o projeto, pretende que “todas as pessoas possam levar consigo as esperanças e o augúrio que o Papa argentino tem para cada um e para a humanidade”.
“Parte dos lucros das vendas destinam-se a um fundo de apoio aos refugiados”, frisa a editora Católica.
A obra inclui 11 faixas da tradição musical cristã, reelaboradas por compositores contemporâneos que fazem o acompanhamento sonoro da voz de Francisco.
Com base em ritmos que “vão do pop ao rock, da música latina ao canto gregoriano”, o CD do Papa aborda “temas universais” como “a paz, o trabalho, a dignidade humana e a atenção às pessoas mais necessitadas”.
Os discursos contidos no CD “Wake Up”, disponível na loja online da Paulus Editora,  são pronunciados por Francisco em português, espanhol, italiano e inglês.

Tuesday, 10 November 2015

Discernimento, sabedoria e vivencia da fe'

Partilhem! Obrigado.
Saber discernir...


"Os teus testemunhos são eternamente justos; dá-me discernimento, e viverei." (Salmo 119:144)

Friday, 6 November 2015

Porque a Igreja nao vende seus tesouros? Papa Francisco responde...

Um jornalista holandes perguntou ao Papa se ele não sente certa pressão para vender os tesouros da Igreja. Ele respondeu que "não são os tesouros da Igreja, mas são os tesouros da humanidade”. “Por exemplo – continuou – se eu amanhã digo que a Pietà de Michelangelo será leiloada, não é possível, porque não é de propriedade da Igreja. Está em uma igreja, mas é da humanidade”.
Papa Francisco explicou que isso se aplica a todos os tesouros da Igreja: “nós já começamos a vender presentes e outras coisas que são dadas a mim. Os rendimentos da venda vão para Dom Krajewski, que é meu elemosineiro. E depois tem também a loteria. Há carros que foram vendidos ou dados em uma e os recursos recolhidos são utilizados para os pobres. Há coisas que se podem vender e essas se vendem”.
Ele também reconhece que "os bens da Igreja são muitos”, mas que são usados “para manter as estruturas da Igreja e para manter muitas obras que são feitas em países necessitados: hospitais, escolas”. Ele contou que ontem, por exemplo, ele pediu para “enviar ao Congo 50 mil euros para construir três escolas em lugares pobres; a educação é uma coisa importante para as crianças”.
Sobre a fama, o Papa afirma que não perdeu a paz e para ele "isso é uma graça de Deus”: “Eu não penso muito no fato de que sou famoso. Eu digo para mim mesmo: agora eu tenho um lugar importante, mas em dez anos ninguém mais vai me reconhecer (risos). Você sabe, existem dois tipos de fama: a fama dos “grandes” que fizeram grandes coisas, como Madame Curie, e a fama dos vaidosos. Mas essa última fama é como uma bolha de sabão”.
O senhor pode imaginar um mundo sem os pobres? Foi a última pergunta do jornal feita ao Santo Padre. “Eu gostaria de um mundo sem pobres. Devemos lutar por isso. Mas eu sou um crente e sei que o pecado está sempre dentro de nós. E há sempre a ganância humana, a falta de solidariedade, o egoísmo que criam os pobres. Por isso, me parece um pouco difícil imaginar um mundo sem pobres. Se você pensa nas crianças exploradas para o trabalho escravo, ou nas crianças exploradas para o abuso sexual. E outra forma de exploração: matar crianças para a remoção de órgãos, o tráfico de órgãos. Matar as crianças para remover órgãos é ganância. Por isso, não sei se teremos um mundo sem os pobres, porque o pecado sempre existe e nos leva ao egoísmo. Mas devemos lutar, sempre, sempre...”, concluiu o Papa Francisco. 

Tuesday, 6 October 2015

Videos do nosso encontro com o Papa Francisco e Kiko Arguello em Filadelfia

Partilhem! Obrigado.
Primeira passagem do Papa
Segunda passagem do Papa
Encontro neocatecumenal
Chamada vocacional feminina para a vida religiosa
Alguem segurando a bandeira do Vaticano a' entrada do estadio

Sunday, 4 October 2015

Meu encontro com o Papa Francisco e Kiko Arguello em Filadelfia

Partilhem! Obrigado. Cliquem nas imagens para ampliar.
Mochila 'as costas e com camisa "JMJ Rio"
 Seminaristas do Redemptoris Mater com criancas
 Em frente: Camara Municipal de Filadelfia
 Co-lider da peregrinacao segurando a bandeira canadiana
 O Papa.... em papelao e peluche!!!
O Papa.... o real!!!
 Alguns membros do Caminho Neocatecumenal de Toronto. Minha mulher com casaco rosa, a' direita.
 Encontro com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal
 Segunda chamada vocacional: mulheres que sentem-se chamadas a serem freiras
 Alguns padres, bispos e cardeais presentes
Kiko Arguello, iniciador do Caminho Neocatecumenal

Saturday, 19 September 2015

Água benta salva atriz de Harry Potter da morte

A sua morte era dada como certa. Mas, milagrosamente, Lucy Hussey-Bergonzi voltou à vida, depois que um padre aspergiu água benta sobre a sua cabeça, durante o rito batismal.
Em 2009, a atriz infantil Lucy Hussey-Bergonzi, então com 13 anos, foi vítima de uma hemorragia cerebral muito forte, dias depois de uma participação relâmpago no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Oriunda de Hackney, região leste de Londres, a jovem garota foi levada às pressas ao hospital e mantida viva à base de aparelhos. Cinco dias depois, os seus pais descobriram que ela não iria sobreviver.
"Nada teria me preparado para o dia em que ela foi levada ao hospital. Estávamos tão assustados, que eu queria simplesmente fugir com ela dali", conta a mãe, Denise, ao Dailymail. "Eu achava que estávamos em um pesadelo e que, a qualquer minuto, eu iria acordar e Lucy estaria bem. Quando chegamos ao hospital, uma enfermeira veio e me disse que eu tinha que deixar a sala. Quando eu falei: 'Não vou sair', disseram-me que Lucy estava em coma e sobrevivendo por aparelhos. Eu não fazia ideia de que aquilo era tão sério. O mundo todo parecia cair à minha volta."
A jovem Lucy foi vítima de hemorragia cerebral, decorrente de uma rara malformação arteriovenosa (MAV) no cérebro. Trata-se de um conjunto de vasos sanguíneos anormais que permanecem despercebidos até o momento em que estouram. O diagnóstico para essas situações é geralmente fatal.
Depois de duas cirurgias de emergência no Hospital Great Ormond St., Denise foi avisada pelos médicos que era hora de dizer "adeus" à sua filha.
"No dia seguinte à segunda operação, eu me virei ao meu marido, Robert, e disse-lhe: 'Nós temos que batizá-la'. Naquela altura, eu realmente achava que ela ia morrer e queria dar-lhe o melhor para a vida futura", diz a mãe.
Toda a família se reuniu para rezar por Lucy, no que parecia ser um de seus instantes finais. Assim que o padre aspergiu a água benta na menina, todavia, algo diferente aconteceu. "Estávamos ao lado de sua cama rezando e assistindo ela prestes a ser batizada. Então, no momento em que o padre colocou a água benta na cabeça de Lucy, o braço dela subitamente se moveu", conta Denise. "No começo, achei que ela estivesse tendo um ataque, mas, dentro de um dia, ela não precisava mais de nenhum tubo ou aparelho. Pode ser que ela estivesse se recuperando mesmo, mas, da forma como aconteceu, até as enfermeiras disseram que foi um milagre. Quando perguntei aos médicos por que ela tinha voltado, eles disseram que não podiam explicar e, até hoje, eles não sabem como ou por que ela se recuperou".
Dentro de um dia, Lucy estava curada e livre das máquinas, deixando toda a equipe médica atônita, à procura de explicações. O sacramento do Batismo não tinha operado apenas a cura da sua alma, mas também a sua cura física, restaurando, junto com a vida sobrenatural, a vida terrena que ela estava prestes a perder.
Não obstante a sua incrível reascensão à beira da morte, Lucy ainda teve que aprender de novo como falar, andar e até comer e beber. Por quase quatro meses, ela batalhou para voltar à saúde, sendo transferida para a unidade infantil do Hospital Real de Londres.
Hoje, com 17, Lucy está pouco a pouco reconstruindo a sua vida, apesar do sofrimento com várias dores de cabeça e uma dormência do lado de sua mão direita.
"Eu tenho dores de cabeça e há efeitos colaterais da minha medicação que me têm feito perder muito peso. Apesar disso, eu me sinto bem", ela revela. "Aprender a andar e falar de novo deve ter sido difícil, mas eu não me lembro muito bem disso. Lembro apenas de meus amigos e familiares sendo amáveis e prestativos comigo. Não sei como explicar o modo como saí do coma. Nunca ouvi falar de nada parecido antes. Os médicos ficavam falando que era um milagre, que pessoas com hemorragia cerebral geralmente não sobrevivem. Eu penso que foi mesmo um milagre, não consigo pensar em outra explicação."

Monday, 14 September 2015

Grande entrevista ao Papa pela Rádio Renascença


Foto: L'Osservatore Romano
34124