Thursday, 5 October 2017

Evidências de supremacia papal nos primeiríssimos séculos

Proximo video: Dia do Senhor - Sabado (sabbath) ou Domingo?

Partilhem! Obrigado.
Papa Bonifacio VIII

- Clemente I (S.Clemente de Roma, 4* Papa), na sua 1* Carta aos Corintios escreve: 
(cap.59) "Se alguns desobedecem ao que nós lhe dissemos da parte de Deus, saibam eles que estão incorrendo em falta e não pouco perigos."
(cap.63) "Vós nos dareis alegria e contentamento, se obedecerdes ao que escrevemos por meio do Espírito Santo, se acabardes com a cólera injusta da vossa inveja, segundo o pedido, que vos dirigimos nesta carta, tendo em vista a paz e a concórdia. Nós vos enviamos homens fiéis e sábios, que viveram de maneira irrepreensível em nosso meio, desde a juventude até a velhice. Eles serão testemunhas entre nós e vós. Fizemos isso para que saibais que nossa preocupação foi e é a de que reencontreis logo a paz."

- Inacio de Antioquia, bispo, em sua Carta aos Romanos (ano 107) escreve:
(Saudacao/prologo/introducao) "Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja que recebeu misericórdia pela grandeza do Pai altíssimo e de Jesus Cristo Seu Filho único, Igreja amada e iluminada pela vontade d'Aquêle que escolheu todos os seres, isto é, segundo a fé e a caridade de Jesus Cristo nosso Deus, ela que também preside na região da terra dos romanos (nota: preside as demais Igrejas), digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada bem-aventurada, digna de louvor, digna de êxito, digna de pureza, e que preside à caridade na observância da lei de Cristo e que leva o nome do Pai."

Conclusao: Esta carta também se difera das demais, por Inácio não querer ensinar nada a esta Igreja; ao contrário, reconhece que muito aprendeu dela (cf. cap.3).

- Papa Vitor I (reinou 189-199) excomungou as igrejas da Asia Menor por elas nao aceitarem o seu decreto com relacao a' data certa de se celebrar a Pascoa.
O historiador da Igreja, Eusébio de Cesaréia (ano 339) escreveu:
“Diante disso, o chefe da Igreja de Roma, Vítor, resolveu afastar da unidade comum globalmente as comunidades de toda a Ásia, e simultaneamente as Igrejas vizinhas, como sendo heterodoxas; publicou tal decisão por carta e proclamou que todos os irmãos destas regiões, sem exceção, achavam-se fora da unidade da Igreja. Mas isso não agradou a todos os bispos. E rogavam-lhe a considerar as coisas da paz e de unidade e de amor ao próximo. Conservaram-se ainda suas palavras. Opuseram-se a Victor de modo muito incisivo. Entre eles está Irineu, na carta escrita em nome dos irmãos da Gália, dos quais era o chefe, (...) exorta Victor a não amputar igrejas de Deus inteiras que haviam observado a tradição de um antigo costume, e a muitas outras coisas. (...) E Irineu, fazendo honra a seu nome, pacificador pelo nome e por seu próprio caráter, fazia estas e semelhantes exortações e servia de embaixador em favor da paz das igrejas, pois tratava por correspondência epistolar ao mesmo tempo, não somente com Victor, mas também com muitos outros chefes de diferentes igrejas, sobre o problema debatido.” ("História Eclesiástica", Livro V, cap.24)

Conclusao: Neste excerto é vidente a autoridade papal sendo exercida. Obviamente, foi exagerada a pena que o Papa deu às Igrejas da Ásia, tanto é que gerou uma oposição a sua atitude. Vale lembrar que os bispos opuseram-se ao Papa de modo muito incisivo pelo fato, de ter abusado de sua autoridade, mas não negam seu poder e autoridade para decretar   excomunnhoes. Apenas se opõe a medida papal.

- Eusébio de Cesaréia tambem reportou, no mesmo capitulo, que durante o papado de Aniceto em 155, S.Policarpo (bispo de Esmirna) foi a Roma para discutir as diferenças que existiam entre as práticas asiáticas e romanas "com relação a certas coisas" e especialmente sobre a data da Páscoa. O Papa Aniceto permitiu que S.Policarpo e as igrejas asiaticas celebrasse a Pascoa conforme o seu dia de custome.

Conclusao: O fato de se ir  a Roma tratar de questoes relacionadas com a Igreja já denota a autoridade do Papa em pleno meados do século II, neste caso reconhecida por alguém que conviveu com os apóstolos (Policarpo nasceu no ano 69) e era disciplino direto do Apostolo S.Joao .

- St.Irineu de Lião, no ano 200, escreveu: "Mas visto que seria coisa bastante longa elencar, numa obra como esta, (listar) as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos, refutaremos todos os que de alguma forma, quer por enfatuação ou por vanglória, quer por cegueira ou por doutrina errada, se reúnem prescindindo de qualquer legitimidade. Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua autoridade preeminente, toda a igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos.” ("Contra as Heresias", Livro III, cap.3)

VIDEO RECOMENDADOS:
http://pecadorevangelizador.blogspot.ca/2013/08/o-papado.html
http://pecadorevangelizador.blogspot.ca/2014/06/a-igreja-que-cristo-fundou-mt-1618.html
http://pecadorevangelizador.blogspot.ca/2014/06/a-igreja-que-cristo-fundou-mt-1618-una.html
http://pecadorevangelizador.blogspot.ca/2017/01/o-papa-e-infalivel-deve-seobedecer.html
http://pecadorevangelizador.blogspot.ca/2017/02/a-importancia-do-carisma-da.html

http://pecadorevangelizador.blogspot.ca/2017/02/nao-chameis-pai-ninguem-na-terra-mt-239.html

No comments:

Post a Comment