Monday, 25 December 2017

Fotos do nosso Natal 2017

Cliquem nas imagens para ampliar...

5 GERACOES...
TRADIOCIONAL DIA DE FAZER BOLACHAS E DOCES
PRESEPIO INSUFLAVEL EM FRENTE DA NOSSA CASA
COROA DO ADVENTO
PRESEPIO DENTRO DE CASA
CRUZ FEITA POR FRANCISCO ROBERTO PEREIRA (LAJES)

Tuesday, 19 December 2017

Papa critica quem não está aberto a ter filhos, "é obra do demônio".

Partilhem! Obrigado
Ao comentar o Evangelho da liturgia do dia, o Papa Francisco criticou os países onde a natalidade é baixa e disse que é o resultado do engano do demônio.
Na Missa que celebrou na Casa Santa Marta, o Pontífice recordou que o primeiro mandamento de Deus foi o de “povoem a terra, sejam fecundos”. E afirmou que “onde há Deus, há fecundidade”.

“Vem-me à mente (...) alguns países que escolheram o caminho da esterilidade e sofrem esta doença tão feia que é o inverno demográfico. Nós os conhecemos. Não se fazem filhos por causa  do bem-estar,  pro causa disso, por causa aquilo... países vazios de crianças e isso não é uma bênção. Mas isso é uma coisa passageira. A fecundidade é sempre uma bênção de Deus”, acrescentou.
Nesse sentido, advertiu que “o diabo quer a esterilidade. Quer que cada um de nós não viva para dar vida seja física, seja espiritual aos outros. Viva para si mesmo: o egoísmo, a soberba, a vaidade. Engordar a alma sem viver para os outros. O diabo é quem faz crescer a cizânia do egoísmo e não nos faz fecundos”.
Francisco expressou que é uma graça ter filhos e falou do Natal: “Aqui tem um berço vazio, podemos observar. Pode ser símbolo de esperança porque virá uma criança, pode ser um objeto de museu, vazio toda a vida. O nosso coração é um berço. Como está o meu coração? Está vazio, sempre vazio, mas está aberto para receber continuamente vida e dar vida? Para receber e ser fecundo? Ou será um coração mantido como um objeto de museu que jamais estará aberto à vida e a dar a vida?”.

Friday, 15 December 2017

A origem da árvore de Natal

Próximo video: Jesus - uma lenda? Um mentiroso? Um lunático?... ou Deus?

Partilhem! Obrigado.
São Bonifácio cortando o carvalho de Thor
Thor, o deus pagão do trovão
Representacão de S.Bonifácio, bispo, convertendo e batizando os pagãos germanicos
Placa em Riga (capital da Letónia) onde foi decorada a primeira árvore de Natal publica do mundo em 1510

Wednesday, 13 December 2017

Papa: Penseis que "ser bom" é suficiente? Não é. Vá à missa!

Partilhem! Obrigado.

Em uma nova catequese sobre a Missa, o Papa Francisco perguntou-se na Audiência Geral na manhã de 13 de Dezembro 2017, celebrada na Sala Paulo VI do Vaticano: “Por que ir à missa aos domingos?”.
“A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja”, respondeu o Santo Padre. “Nós vamos à missa para encontramos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele, ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo. Que tipo de domingo é para um cristão aquele que no qual fata o encontro com o Senhor?”.
“O que podemos responder às pessoas que nos dizem que não precisamos ir à Missa, nem no domingo, porque o mais importante é viver bem, amar o nosso próximo? É verdade que a qualidade da vida cristã é medida na capacidade de amar, como disse Jesus. Mas, como podemos praticar o Evangelho sem ter a energia necessária para fazê-lo, um domingo após o outro, da fonte inesgotável da Eucaristia?”, o Pontífice perguntou a si mesmo.
O Papa sublinhou: “Não iremos à Missa para dar alguma coisa a Deus, mas para receber d’Ele aquilo que nós precisamos”.
Em conclusão, “por que ir à missa aos domingos? Não é suficiente responder que isto é um preceito da Igreja. Nós cristãos precisamos participar da missa dominical porque somente com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos colocar em prática o seu mandamento e sermos testemunhas críveis”.

Saturday, 9 December 2017

Papa agradece presépio de `lapinha´ aos idosos da Ribeira Grande

Partilhem! Obrigado.

Oferta foi feita aquando da deslocação de Francisco a Fátima

Os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira Grande foram surpreendidos com uma carta do Papa Francisco, há duas semanas. O Sumo Pontífice fez questão de agradecer um presépio de lapinha que recebeu de oferta, diretamente dos Açores, aquando da sua peregrinação a Fátima em maio passado.
O papa agradece o “lindo presépio de lapinha” e concede a habitual bênção apostólica aos idosos que trabalharam e criaram esta peça de artesanato, típica dos Açores.
A `lapinha´ é um presépio típico da ilha de São Miguel e é “montado” a partir de materiais naturais, nomeadamente rocha, musgo, conchas e areias e composto por figuras de barro em miniatura, geralmente feitas por artesãos propositadamente para as `lapinhas´.
A montagem desta `lapinha´ foi uma iniciativa integrada nas actividades ocupacionais destes idosos na qual depositaram um grande empenho pois sabiam que o projecto que tinham em mãos tinha como destinatário o Santo Padre.

FONTE: https://www.igrejaacores.pt/papa-agradece-presepio-de-lapinha-aos-idosos-da-misericordia-da-ribeira-grade/