Partilhem! Obrigado.
Em uma nova catequese sobre a Missa, o Papa Francisco perguntou-se na Audiência Geral na manhã de 13 de Dezembro 2017, celebrada na Sala Paulo VI do Vaticano: “Por que ir à missa aos domingos?”.
“A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja”, respondeu o Santo Padre. “Nós vamos à missa para encontramos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele, ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo. Que tipo de domingo é para um cristão aquele que no qual fata o encontro com o Senhor?”.
“O que podemos responder às pessoas que nos dizem que não precisamos ir à Missa, nem no domingo, porque o mais importante é viver bem, amar o nosso próximo? É verdade que a qualidade da vida cristã é medida na capacidade de amar, como disse Jesus. Mas, como podemos praticar o Evangelho sem ter a energia necessária para fazê-lo, um domingo após o outro, da fonte inesgotável da Eucaristia?”, o Pontífice perguntou a si mesmo.
O Papa sublinhou: “Não iremos à Missa para dar alguma coisa a Deus, mas para receber d’Ele aquilo que nós precisamos”.
Em conclusão, “por que ir à missa aos domingos? Não é suficiente responder que isto é um preceito da Igreja. Nós cristãos precisamos participar da missa dominical porque somente com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos colocar em prática o seu mandamento e sermos testemunhas críveis”.