Monday 7 April 2014

Patriarca de Lisboa abençoa neocatecumenais que irão em missão de evangelização pelo mundo

O patriarca de Lisboa encontrou-se na Nazaré com cerca de 3500 membros do Caminho Neocatecumenal e abençoou as famílias da diocese que se preparam para partir em missão de evangelização pelo mundo.

Segundo um comunicado da paróquia anfitriã, enviado hoje à Agência ECCLESIA, D. Manuel Clemente salientou que aqueles irmãos “podem partir porque têm uma pequena comunidade que, embora não indo fisicamente com eles, os sustenta no apoio e na oração”.

No grupo de “novos missionários”, destaca-se a presença do pequeno “Manuel, com seis meses de idade, que parte com os seus pais e cinco irmãos para a Ásia”.

Através do compromisso de leigos, seminaristas e religiosos, o movimento está já ao serviço da Nova Evangelização “em locais tão diferentes” como Rússia, Escócia, Estados Unidos da América e Angola.

Durante o encontro com membros do Caminho Neocatecumenal vindos de 40 paróquias da diocese lisboeta, realizado no último sábado, D. Manuel Clemente teve oportunidade de destacar os “carismas e vocações nascidos destas comunidades”, considerando-as “uma graça de Jesus Cristo”.

Numa sociedade “cada vez mais cheia de palavras ocas”, este tipo de movimentos ajudam a reforçar o chamamento que é feito a todos os cristãos, de serem “evangelhos vividos e convivido para o mundo”, sustentou.

Para o patriarca, “reconstruir a humanidade” implica “construir comunidade”, à maneira do Caminho, por isso as paróquias de Lisboa, “embora vastas, geográfica e demograficamente, deverão tornar-se cada vez mais comunidades de comunidades, famílias de famílias, como dizia o Papa João Paulo II”.

No Patriarcado de Lisboa o movimento conta ao todo com cerca de 120 comunidades reconhecido pela Igreja Católica como um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje. Existem comunidades nos Açores (a Ilha Terceira conta com 2 nas Lajes, 1 na Agualva e 2 em Angra do Heroismo).