Saturday 3 May 2014

Perguntas sobre padres: porque nao se casam, etc...

Proximo video: Onde muitos mentem na missa - profissao do Credo.

Uma empresa abre vagas. Especifica que pretende contratar gente licenciada em Gestao. Isto nao tem nada de anormal, certo? O mesmo se passa com a Igreja: ela requer homens solteiros e celibatarios para servir o Senhor.
Partilhem! Obrigado.
TRANSCRICAO DO VIDEO

O celibato sacerdotal tem raizes biblicas?
Jesus era celibatario, era "um sinal de contradicao" (Lucas 2,34) em relacao ao judaismo. os judeus consideravam tal estado como humilhante (Juizes 11,37) mas jesus decidiu dedicar-se inteiramente a favor do Reino, sem ter apegos familiars.



Dai que o clero, que sao os ministros de Cristo na terra, sao chamados a imitar o seu Mestre. Aqui ja responde a' pergunta "Porque os padres nao se casam?". O celibato ja era sugerido nos primeiros seculos da igreja!


Como entender o que S.Paulo disse acerca dos bispos que podem casar (1 Timoteo 3,2), dos padres/presbiteros (1 Timoteo 3,12) e os diaconos (Tito 1,6)? S.Paulo nao diz que para ser bispo, padre ou diacono TEM QUE TER esposa... simplesmente diz que PODE ter UMA esposa.

Depois de a esposa morrer, nao era permitido recasar, segundo o custume da Igreja. Nos primeiros anos da Igreja havia escacez de homens solteiros para o ministerio dai que no principio era permitido o clero ser casado. Em 2 documentos do Papa S.Siricio (reinou entre 384-399) revela que o clero casado tinham que praticar perfeita continencia. O maior objectivo nao era gerar fisicamente filhos, mas sim gerar filhos espirituais. Dai que fez sentido decidir que o clero nao casa-se mais.

S.Paulo, apesar de permitir o clero ser casado, tinha mais vontade de escolher homens celibatarios como ele proprio era (1 Corintios 7,7: "Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.")


Se a Igreja muda-se a disciplina do celibato sacerdotal, permitindo assim os sacerdotes poderem casar, nao atraia mais vocacoes para o sacerdocio?
(Diferenca entre disciplina e doutrina: a disciplina regula a espiritualidade, dai que pode ser mudada (o celibato sacerdotal e' um exemplo); a doutrina e' uma verdade de fe' ou moral que nao pode ser mudada, nem sequer pelo papa. Esta pode ser aprofundada, nunca saindo da essencia original.)

Poderia chamar mais vocacoes nos primeiros anos mas depois de talvez 20 ou 30 anos, estariamos com escacez de vocacoes. O problema nao e' a disciplina da Igreja, mas a falta de fe! Ha outras igrejas, como por exemplo os anglicanos e os luteros, que permitem os lideres espirituais casarem-se e verifica-se que nao ha aumento de vocacoes.


Mesmo assim, porque nao mudar a disciplina?
Porque e' um tradicao muito antiga e e' vista pela Igreja como um dom. Jesus tambem afirmou tal em Mateus 19, 12 ("Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite") e em Marcos 10, 29-30 ("Em verdade vos digo: ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou propriedades, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais").

Alguns nao sabem mas o padres sao casados.... COM A IGREJA. Olhem para a mao, verao um anel.


O celibato nao perturba a pessoa psicologicamente e emocionalmente?
Muitos psicologos dizem que nao e' natural recusar a exploracao sexual. Querem-me dizer que o que Jesus fez nao foi de modo natural? Gandhi e Dalai Lama tambem fizeram... para eles nao era natural? O problema e' que nos nossos dias temos a "idolatria do corpo", como o Papa Francisco uma vez disse. Dai que o celibato e' uma provocacao a' maneira de vermos a sexualidade hoje. Quando a pessoa esta em paz consigo propria, tudo o que faz e'-lhe natural, dai que muitos padres nao sentem-se irrealizados com o seu servico a' Igreja. As perturbacoes em varias padres sao mais devidas a' erosao espiritual, nao ao celibato. Pelo contratrio, induz mais auto-controlo e equilibrio na pessoa.


Mas entao o que dizer dos casos de pedofilia e de alguns padres andarem com mulheres 'as escondidas? Se a Igreja permiti-se que os padres casassem nada disso aconteceria...
A maioria dos pedofilos sao casados. Seria logico agente dizer que a atraccao por menores e' causado pelo casamento? Claro que nao. O mesmo se passa com o celibato. Esses casos sao causados normalmente por outros factores como a infancia que a pessoa teve, o amor pela Igreja e pela oracao frequente, a fadiga fisica e psicologica, o excesso de estimulacao visual (internet, TV, revistas), abuso de substancias (alcool, tabaco, cumprimidos, drogas), etc. As noticias tambem so contam casos de pedofilia da Igreja Catolica, fazem parecer ao publico que a maioria do clero e' pedofilo. No entanto, so' 4% e', tal como acontece em outras igrejas cristas.


Porque que um homossexual nao pode/devia tornar-se sacerdote?
Disse Bento XVI: "A homossexualidade não é compatível com o sacerdócio. Se não, o celibato como renúncia também não teria sentido. Seria um grande perigo de o celibato se transformasse numa oportunidade para introduzir no sacerdócio pessoas que não se querem casar, já que, por alguma razão, a sua posição perante o homem ou a mulher está modificada, está alterada, não se encontra em todo o caso orientada no sentido da criação de que falámos.

A Congregação do Ensino adotou há uns anos uma regra segundo a qual não é permitido que candidatos homossexuais sejam ordenados padres, porque a sua orientação sexual os distancia do seu sentido de verdadeira paternidade que e' a essência do sacerdócio. A seleção dos candidatos ao sacerdócio deve ser muito cuidadosa. Aqui, deve prevalecer a maior atenção, para que um equívoco deste tipo não penetre e, no final, leve identificar o celibato dos padres com a tendência para a homossexualidade."


Da página 148 de "Luz do Mundo", entrevista de Peter Seewald
Quanto a impossibilidade das mulheres serem sacerdotes, ja respondi em "Sacramentos: as Sagradas Ordens".