Monday 14 March 2016

Arcebispo de Los Angeles: "Ser catolico mas a' minha maneira"?!

Partilhem! Obrigado.
Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), questionou “uma grande tentação” entre os fiéis atualmente: fazer a Deus ou a Igreja “a nossa imagem e semelhança”, algo próprio de uma cultura “obstinada com a autoexpressão e a realização pessoal”.
Em sua coluna intitulada “O lugar de encontro entre os desejos de Deus e os nossos”, o Prelado assinala que não devemos cair nessa tentação da qual adverte e se deve encontrar Deus de “maneira correta”.
Como fazer isso?
O Arcebispo de Los Angeles explicou que a educação religiosa é uma das chaves para encontrar este caminho, porque por meio dela a pessoa pode ser formada acerca da verdade, algo que ajuda na sua conversão “a Cristo e em Cristo” e assim descobrir “o caminho que Deus estabeleceu” para a própria vida.
“A conversão é a chave de tudo, uma conversão que nos leve a compreender que nossas vidas têm uma direção e um plano; uma conversão que conduza a nossa transformação espiritual na imagem de Jesus Cristo”.
Estas verdades, prossegue o Prelado, “Deus as confiou à sua Igreja” e estão nas “Escrituras, na Tradição, na liturgia e no Catecismo da Igreja Católica”.
Também indicou que “se nosso encontro com Cristo não nos leva a transformação pessoal, a mudar nosso comportamento, nossa forma de pensar, nossa visão do mundo e maneira de nos relacionar com outros, então este encontro não é verdadeiro”.
“Se nosso ‘encontro’ com Cristo só confirma o caminho que já estamos percorrendo ou nossas próprias preferências e hipóteses, então encontramos um ‘Cristo falso’ ou um Cristo de nossa própria fabricação ou fabricado por alguém mais”.