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Passagens bíblicas referidas no video:
- Levítico 17:11-15; Deuteronômio 12:6 - proibição de consumo de sangue (Antigo Testamento);
- Romanos 8- "lei do espírito da vida em Cristo Jesus";
- João 6:53-54 - Comer a carne e o sangue de Cristo;
- 1 Corintios 15 - corpo espiritual (ressuscitado);
- Mateus 5 - fórmula de Cristo para suplantar ensinamento novo aos do Antigo Testamento;
- Marcos 7:18-23; Mateus 15:17-20 - Cristo declara que todos os alimentos são puros;
- Atos 10:9-16 - visão de Pedro e declaração divina sobre alimentos;
- Atos 15:28-29 - proibição temporária de consumo de sangue aos cristãos-novos;
- Romanos 14:13-15 - "Não escandalizem uns aos outros com o que comem";
- Hebreus 9 - participação no Divino.
Relatos da Igreja primitiva sobre associação de cristãos a actos canibais:
- Atenágoras de Atenas (séc.II), "Petição em Favor dos Cristãos" ou "Súplica pelos Cristãos", Cap.1:
"[...] Acusação que se propaga contra nós: (participação em) celebraçoes de Tiestes [...]".
NOTA: Segundo a mitologia grega, Tiestes foi alguem que foi enganado pelo seu irmão por comer os seus próprios filhos. Então aqui Atenágoras está nos dizendo especificamente que os antigos romanos acusavam os primeiros cristãos de banquetes canibais.
Cap.35:
"Quem, em plena razão, poderia dizer que, sendo assim, somos assassinos? Não é possível saciar-se de carne humana, se antes não matamos alguém. Se eles mentem quanto ao primeiro ponto, mentem também quanto ao segundo. [...] De fato, os que sabem que não suportamos ver uma execução com justiça, como vão nos acusar de matar e comer homens? [...] Como podemos matar os que não queremos sequer ver para não contrair mancha ou impureza em nós? Afirmamos que as mulheres que tentam o aborto cometem homicídio e terão que dar contas a Deus por ele; então, por que iríamos matar alguém?"
NOTA: Atenágoras continua a discutir como os cristãos abominam todas as formas de homicidio, incluindo, aliás, os combates de gladiadores e os abortos. Ao defender a Igreja, em nenhum instante Atenágoras começa a suavizar a literalidade das palavras de Jesus em relação à Eucaristia. Em nenhum lugar ele nega o fato de que os cristãos realmente participam da Carne e do Sangue de Jesus. Ele poderia facilmente refutar a acusacao de canibalismo simplesmente afirmando que a Eucaristia é um símbolo, que a Sagrada Comunhão involve mero pão que e' denominado por outro termo. Mas não! Ele não descarta a acusação de canibalismo por afirmar que a Eucaristia é apenas simbólica.
- S.Justino Mártir (séc.II), "I Apologia", Cap.26:
"Ora, se também eles praticam todas essas vergonhosas obras que se propagam contra nós, isto é, jogar por terra o castiçal, unirmo-nos promiscuamente e alimentarmo-nos de carnes humanas, não o sabemos. Todavia, estamos certos de que não são perseguidos, nem condenados por vós, ao menos por causa de suas doutrinas."
NOTA: Justino classifica alimentar-se de carne humana como “obra vergonhosa”. Seria inexplicável essa opinião se sustentasse a doutrina da transubstanciação, em que se consome a carne de Cristo.
- Teófilo de Antioquia (sec.II), "Teófilo para Autólico", 3:4
"Eu nem deveria estar refutando essas coisas, se não fosse porque te vejo agora duvidando sobre a doutrina da verdade. Mesmo sendo sensato, suportas de boa vontade os ignorantes. De outra forma, não terias deixado desviar-te pelos vãos discursos de homens insensatos, nem acreditado nesse boato preconceituoso de bocas ímpias, que mentirosamente caluniam a nós [...] de nos alimentarmos de carnes humanas."