Friday 21 March 2014

Discurso do Santo Padre a uma comunidade neocatecumenal de Roma

Isto foi dito pelo Papa Francisco pela sua visita pastoral recente a uma paroquia romana.



<<Eu gosto de saber que uma pessoa está caminhando. O que quero dizer? Que não está fechada em si mesma, que não está parada. Ela está a caminho, andando! Caminha para um fim particular, à procura de algo, e muitas vezes não se sabe onde se vai estar, mas se está à procura de algo. Foi o que aconteceu com nosso pai Abraão, com que o Senhor lhe disse: "Vai, anda! Vai em frente!". "Até onde?". "Eu te direi!". E ele não foi para a estação de comboio para comprar um bilhete para tal lugar ... Ele começou a caminhar: ele não sabia para onde, mas ele confiou no Senhor!

Esta é uma das características de ser cristão: estar em caminho. Não só os cristãos, mas de qualquer pessoa honesta! Porque uma pessoa que não está em um caminho é porque algo fez com que olha-se para si mesma. Vai para a frente e para trás... é uma pessoa - digamos, com uma palavra um pouco difícil - auto-referencial: é sempre egoísta, ela não anda.

Mas vocês sabem que quando Deus chamou Abraão, nosso pai, Ele começou a preparar o caminho para Jesus. Deus quis salvar-nos na estrada, em um grupo de pessoas que andam. Nesta Quaresma, somos um grupo de pessoas que andam para a Páscoa. O Senhor nunca quis salvar-nos sem ser num processo de caminhar. Sempre no caminho! Porque ele é um Deus que nos fez ser caminhantes, Ele escolheu este tipo de pessoas, e em nossa vida espiritual, Ele sempre nos pede para ir para a frente, para andar sempre.

Há dois perigos e uma armadilha no caminho. O primeiro perigo é parar. Como Santa Teresa disse: "uma pessoa vai andando, a dado momento encontra um lugar, uma bela casa. Então ela começa a alugar quartos e a sua vida toda está resolvida". Esta é uma atitude de alguém que parou! E as coisas detidas ficam como as águas dos lagos pequenos: ficam sujas. A pessoa que pára fica corrompida! Por que? Porque elas não vivem a vocação de caminhar.

O segundo perigo, o segundo erro é não ir pelo caminho certo, ir pelo errado. Isso é pecado! Quando pecamos perdemos o caminho certo e precisamos - em primeiro lugar - perceber o que fizemos de errado, que tomamos a direcção errada e, em seguida, pedir perdão ao Senhor. Como com a ovelha perdida, Ele nos carrega ao ombro e nos leva para a direcção certa. Estes são os dois perigos.

E, o que é a armadilha? Não andar, apenas passear, como turistas! O que isso significa? São aqueles que não andam, a vida simplesmente continua, dão voltas ... Em vez de ser caminhantes, vagueiam. Qual é a sua característica? Eles não têm uma direcção. Toma isto e vai aqui; toma aquilo e vai acolá... Essa é a armadilha! "Eu estou caminhando!", dizem. "Não! Você está apenas girando!". Isso é outra coisa totalmente diferente...

Oremos ao Senhor para sempre, sempre, sempre estarmos a caminho, como começou na história da salvação com o nosso pai Abraão. Na missa de amanhã teremos esta bela leitura. Estejamos sempre em caminho, que Ele nos proteja de pararmos, de irmos para a direcção errada e da armadilha, que é a pior coisa: dar voltas, girar, andar sem direcção. Peçamos esta graça para todos. Muito obrigado pelo que vocês têm feito e vão em frente, coragem!>>

Partilhem! Obrigado.