Friday 30 August 2013

A mais esplendida porta


Em seu discurso no Angelus, o papa Francisco falou sobre as palavras de Jesus do Evangelho do dia: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita."

O Santo Padre observou que Jesus estava respondendo à pergunta de quantas pessoas serão salvas. Mas, o Papa disse: "não é importante saber quantos são salvos. Pelo contrário, é importante saber o que é o caminho da salvação. "O próprio Jesus é a porta, que nos permite entrar na família de Deus, no calor da casa do Pai, da comunhão com Ele". Enfatizou que "a porta nunca está fechada... está sempre aberta para todos, sem distinção, sem exclusões, sem privilégios. Jesus não exclui ninguém. Algumas pessoas podem se sentir excluídos porque são pecadores" - mas o Papa Francisco rejeitou essa idéia. "Não", continuou, "você não está excluído! Precisamente por essa razão que você se encontra é preferido, porque Jesus prefere o pecador, sempre, a fim de perdoá-lo, amá-lo. Jesus está esperando por você, para te abraçar, para perdoá-lo."

Somos chamados a entrar pela porta que é Jesus. "Não tenha medo de passar pelo portão da fé em Jesus", disse o papa. Não tenha medo "de deixá-Lo entrar mais e mais em nossas vidas, para sair dos nossos egoísmos, do nosso coração fechado, da nossa indiferença para com os outros. Jesus nos pede para abrir os nossos corações para Ele, para reconhecer-nos como pecadores, necessitados de Sua salvação, Seu perdão, Seu amor, precisando da humildade a aceitar a Sua misericórdia e de ser renovado por Ele."

Por fim, o Santo Padre destacou que o cristianismo não é uma "rótulo" - é um modo de vida. Os cristãos não devem ser cristãos apenas no nome. "Ele nos chamou para sermos verdadeiros cristãos, de coração: viver e testemunhar a fé na oração, na caridade, na promoção da justiça, de fazer o bem. Porque a porta estreita, que é Cristo, deve passar em toda a nossa vida".

Palavras doces c'ma mel! :)