Wednesday 14 August 2013

Carta do Papa a uma província da sua terra natal

O Papa Francisco enviou uma carta ao Bispo de Concepção, na província argentina de Tucumán, Dom José María Rossi, pelas bodas de ouro que esta jurisdição eclesiástica acaba de celebrar. Esta é a carta na íntegra (prestem atenção as palavras):

"Nestes dias a diocese da Santíssima Concepção celebrará seu 50º aniversário. Quero, nesta ocasião, estar muito próximo a Vocês. Não posso esquecer os dias passados aí durante os Exercícios do Clero. Lembro-me dos rostos dos padres e rezo por eles.
Agora estendo mais meu olhar e o meu coração para cada um dos fiéis e me uno à celebração e à alegria de todos vocês. Nestes cinquenta anos fizeram caminho e um caminho de discípulos de Jesus e anunciadores do Evangelho: discípulos e missionários, para que todos os diocesanos tenham vida em abundância.
Caminhar, deixar-se discipular e anunciar. Três palavras. ‘Caminhar’: Vocês sabem que tenho medo dos cristãos quietos. Terminam como a água estancada. ‘Deixar-se discipular’: também me dão medo os que acreditam que ‘sabem tudo’, os autossuficientes. Sem notar, vão fechando seu coração ao Senhor; terminam centrados em si mesmos.
Quando a pessoa se encontra com Jesus vive a maravilha desse encontro e sente a necessidade de buscá-lo na oração, na leitura dos Evangelhos. Sente a necessidade de adorá-lo, de conhecê-lo... e sente a necessidade de anunciá-lo.
E esta é a terceira palavra: ‘anunciar’, quer dizer ser missionários, levar o nome, o ensinamento, os gestos de Jesus aos irmãos. O cristão caminha, faz-se discípulo e anuncia. Não está quieto, sai de si mesmo: sai de si mesmo para anunciar a Boa Nova de Jesus aos irmãos.
Queridos irmãos da diocese de Concepção: que a grande celebração dos 50 anos seja duradoura na vida de Vocês. Que, como nossa Mãe, saiam de si mesmos tanto para adorar como para anunciar. Sejam inquietos porque o amor que Jesus nos dá vale a pena. Desejo-lhes um feliz cinquentenário e, por favor, peço-lhes que rezem por mim. Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide.

Afetuosamente, Francisco".


Ja viste c'ma ié?

No comments:

Post a Comment